sexta-feira, 7 de setembro de 2012

DESFILE CÍVICO


Diretor e Professora Marli

A Independência do Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o fim do domínio português e a conquista da autonomia política. É uma data marcante que exalta o civismo e a dedicação de todos os envolvidos na dinâmica escolar.
 Em nosso município, o desfile cívico/2012 teve a História da Educação como tema proposto pela Secretaria Municipal de Educação. O tema foi subdividido em períodos sendo que cada escola municipal exibiu um período.







Foi um evento que apresentou uma proposta cultural e tornou possível o entendimento do público, e porque não, um passeio ao passado tendo em vista que as escolas buscaram a educação em vários momentos históricos.
A EEBM JUREMA HUGEN PALMA responsabilizou-se pelo PERÍODO DA ABERTURA POLÍTICA - 1996 – 2003
Período em que começa a partir de 1985 quando o Brasil passa a ter o primeiro governo civil depois da ditadura, a começar pela eleição indireta a presidente da República. Estava em curso o lento processo de democratização e começavam a ser reconquistados os espaços que a sociedade civil perdera. Exilados políticos voltam ao Brasil. 




As organizações estudantis retomam suas atividades. A censura é abrandada. Fortalecimento de diversos grupos representativos da sociedade civil (CNBB) (ABI) (OAB) (SBPC) (MDB). Com isso, profissionais de outras áreas, distantes do conhecimento pedagógico, passaram a falar de educação num sentido mais amplo, começam a concretizar discursos em nome do saber pedagógico. 





Para representar tais acontecimentos históricos, a escola apresentou aConstituição 1988. Finalmente a temática da educação recebe a relevância de que necessita sendo tratada como direito fundamental”. Art. 105 a 114.
Nesse período se reformula uma nova Constituição (1988), que na área da Educação o foco de acirradas discussões se refere à escola pública.






Se estabeleceram novas leis e, sobretudo que vá ajudar a resolver o problema urgente da Educação. Entre os pontos mais importantes esta o Plano Nacional De Educação, visando à articulação e o desenvolvimento do ensino em seus diversos níveis e á integração das ações do poder público; a obrigatoriedade e gratuidade do ensino; a distribuição de recursos públicos; a valorização dos profissionais do ensino; entre outros.




Devido sua importância na História da Educação e grandes realizações, transformando-se no assunto chave do período representado pela escola, o  “Ministro Paulo Renato de Souza. Jamais houve execução de tantos projetos na área da educação”








Para ele, num país em desenvolvimento como o Brasil, a escola tem como função mais do que um simples espaço para aprender matérias, ela deve ser um dos corações da comunidade, um centro de participação, de esporte, de cultura e de lazer. Dentre as suas maiores realizações à frente do ministério da Educação, estão a Universalização do acesso no Ensino Fundamental, o ENEM, SAEB, ENEC, FUNDEF, PCNS entre outros




No ano de 1996, um Projeto de Lei apresenta uma nova reformulação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), é a Lei 9394/96 que vai nortear a educação até os dias de hoje. 
Contextualizando a História da Educação Brasileira com a de Santa Catarina, a escola apresentou a “Proposta Curricular de Santa Catarina. Um marco importante na história da Educação dos catarinenses”



Santa Catarina começa um processo de construção coletiva de educadores em 1988, cuja ideia inspiradora desse belo e complexo trabalho, tinha o propósito de pensar sobre o movimento de mudanças sociais e políticas que ocorriam naquele momento histórico, decorrentes da Abertura Política. A Proposta Curricular de Santa Catarina objetivava dar uma certa unidade curricular a partir da ótica histórico-cultural.





A escola apresentou também o Projeto Super Ação – Consciência e Atitude, uma ação que já vem sendo realizada e está embasada nos PCNs e na Proposta Curricular de Santa Catarina.
A EEBM Jurema Hugen Palma, localiza-se no Bairro Santa Paulina, foi instalada em setembro de 1982, sob a denominação de ESCOLA ISOLADA MUNICIPAL JUREMA HUGEN PALMA, na ocasião com 30 alunos e 1 professora.








Depois passou a funcionar por muitos anos no prédio antigo atendendo alunos do Jardim III á 4ª série. No ano de 2007, através da Lei 2.775/2007 autoriza o município a transformá-la em ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL JUREMA HUGEN PALMA. Em agosto de 2008, o Bairro Santa Paulina recebe um novo e amplo prédio escolar com uma área construída de 1.603m². Hoje sob a direção do professor Marcio Eron de Souza, atende 350 alunos aproximadamente do Jardim III á 8ª série e conta com um quadro de 34 funcionários.










No ano de 2012, a escola apresenta à comunidade diferenciais significativos que são, as aulas de Música e o funcionamento da Sala de Recursos Multifuncionais – AEE (Atendimento Educacional Especializado).
A tecnologia educacional é um dos vários recursos didáticos utilizados, desenvolve vários projetos que beneficiam toda a comunidade escolar. É uma escola que trabalha com competência, respeito e comprometimento no sentido de promover a cidadania.
Professsora Suelen
Professoras Suelen e Luciana - Ultimos detalhes

Corpo de Baile
Preparem-se meninas

Acertando o passo...
Charme e simpatia...

Desenrola a bandeira Flavinha...

Lindas!!!!
A Banda mais bonita do desfile...

Opa! O caminho é em frente...

Muito bom!!!

Que beleza!!!

Alinhamento e postura nota 1000.


Olha que lindas!!!

Professora Aline...

Professora Ivone e professora Adriana...
Atenção meninas! Hora de acertar o passo.
"Abertura Política" - Período trabalhado pela escola.
Professoras Marli, Leonor e Ivone...

Pelotão da "Proposta Curricular".
Faixa ao centro...

Que lindeza!!!
Educação logo após a Ditadura Militar.
Pelotão "Constituição 1988".
Professora Jamaiana

Representação do Poder Executivo que aprovou a Constituição 1988.
Professoras Ana, Jamaiana e Zilma.

PCNs 
Professora Marli
Projeto da Escola - Professoras Ivonete e Marli

Olha que lindos!!!
Atenção! Ouçam a professora Margarete.

Equipe Dinâmica!!!!
















PREPARATIVOS PARA O DESFILE
No dia 7 de setembro de manhã, professoras, amigas e algumas mães, se reuniram para arrumar o cabelo e maquiagem de algumas meninas que iriam participar do desfile, enquanto o Diretor e alguns alunos davam os últimos retoques nos tambores. Foi uma manhã trabalhosa e muito interessante. As meninas ficaram muito bem arrumadas. Agradecemos a ajuda da Rita Sueli, Ana Beatriz, Adriana e Maria Eduarda. Valeu!!!

Professora Luciana e aluna Bianca trançando cabelos.
Professora Eliane maquiando e Rita Sueli fazendo coques.

Mães e alunas aguardando.

Professora Rita, trançando cabelos. Olha a Maria Eduarda ajudando.
Professora Jamaiana e professora Leonor, arrumando cabelos...