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Diretor e Professora Marli |
A Independência do
Brasil é um dos fatos históricos mais importantes de nosso país, pois marca o
fim do domínio português e a conquista da autonomia política. É uma data marcante
que exalta o civismo e a dedicação de todos os envolvidos na dinâmica escolar.
Em
nosso município, o desfile cívico/2012 teve a
História da Educação como tema proposto pela Secretaria Municipal de Educação.
O tema foi subdividido em períodos sendo que cada escola municipal exibiu um
período.
Foi um
evento que apresentou uma proposta cultural e tornou possível o entendimento do
público, e porque não, um passeio ao passado tendo em vista que as escolas buscaram
a educação em vários momentos históricos.
A EEBM JUREMA HUGEN PALMA responsabilizou-se
pelo PERÍODO DA ABERTURA
POLÍTICA - 1996 – 2003
Período
em que começa a partir de 1985 quando o Brasil passa a ter o primeiro governo
civil depois da ditadura, a começar pela eleição indireta a presidente da
República. Estava em curso o lento processo de democratização e começavam a ser
reconquistados os espaços que a sociedade civil perdera. Exilados políticos
voltam ao Brasil.
As organizações estudantis retomam suas atividades. A censura
é abrandada. Fortalecimento de diversos grupos representativos da sociedade
civil (CNBB) (ABI) (OAB) (SBPC) (MDB). Com isso, profissionais de outras
áreas, distantes do conhecimento pedagógico, passaram a falar de educação num
sentido mais amplo, começam a concretizar discursos em nome do saber
pedagógico.
Para representar tais acontecimentos históricos, a escola
apresentou a “Constituição 1988. Finalmente a temática da educação recebe a
relevância de que necessita sendo tratada como direito fundamental”. Art. 105 a
114.
Nesse
período se reformula uma nova Constituição
(1988), que na área da Educação o foco de acirradas discussões se refere à escola
pública.
Se
estabeleceram novas leis e, sobretudo que vá ajudar a resolver o problema
urgente da Educação. Entre os pontos mais importantes esta o Plano Nacional De
Educação, visando à articulação e o desenvolvimento do ensino em seus diversos
níveis e á integração das ações do poder público; a obrigatoriedade e
gratuidade do ensino; a distribuição de recursos públicos; a valorização dos
profissionais do ensino; entre outros.
Devido
sua importância na História da Educação e grandes realizações, transformando-se
no assunto chave do período representado pela escola, o
“Ministro Paulo Renato de Souza. Jamais houve
execução de tantos projetos na área da educação”
Para
ele, num país em desenvolvimento como o Brasil, a escola tem como função mais
do que um simples espaço para aprender matérias, ela deve ser um dos corações
da comunidade, um centro de participação, de esporte, de cultura e de lazer. Dentre as suas maiores realizações à frente do
ministério da Educação, estão a Universalização do acesso no Ensino Fundamental, o ENEM, SAEB, ENEC, FUNDEF, PCNS entre
outros
No
ano de 1996, um Projeto de Lei apresenta uma nova reformulação da LDB (Lei de Diretrizes e Bases), é a Lei
9394/96 que vai nortear a educação até os dias de hoje.
Contextualizando
a História da Educação Brasileira com a de Santa Catarina, a escola apresentou
a “Proposta Curricular de Santa
Catarina. Um marco importante na história da Educação dos catarinenses”
Santa Catarina
começa um processo de construção coletiva de educadores em 1988, cuja ideia
inspiradora desse belo e complexo trabalho, tinha o propósito de pensar sobre o
movimento de mudanças sociais e políticas que ocorriam naquele momento
histórico, decorrentes da Abertura Política. A Proposta Curricular de Santa Catarina objetivava dar uma certa
unidade curricular a partir da ótica histórico-cultural.
A escola apresentou
também o Projeto Super Ação – Consciência e Atitude, uma ação que já vem sendo
realizada e está embasada nos PCNs e na Proposta Curricular de Santa Catarina.
A EEBM
Jurema Hugen Palma, localiza-se no Bairro Santa Paulina, foi instalada em
setembro de 1982, sob a denominação de ESCOLA ISOLADA MUNICIPAL JUREMA HUGEN
PALMA, na ocasião com 30 alunos e 1 professora.
Depois passou a funcionar por muitos anos no
prédio antigo atendendo alunos do Jardim III á 4ª série. No ano de 2007,
através da Lei 2.775/2007 autoriza o município a transformá-la em ESCOLA DE
EDUCAÇÃO BÁSICA MUNICIPAL JUREMA HUGEN PALMA. Em agosto de 2008, o Bairro
Santa Paulina recebe um novo e amplo prédio escolar com uma área construída de
1.603m². Hoje sob a direção do professor Marcio
Eron de Souza, atende 350 alunos aproximadamente do Jardim III á 8ª série e
conta com um quadro de 34 funcionários.
No ano
de 2012, a escola apresenta à comunidade diferenciais significativos que são,
as aulas de Música e o funcionamento da Sala de Recursos Multifuncionais – AEE
(Atendimento Educacional Especializado).
A
tecnologia educacional é um dos vários recursos didáticos utilizados,
desenvolve vários projetos que beneficiam toda a comunidade escolar. É uma
escola que trabalha com competência, respeito e comprometimento no sentido de
promover a cidadania.
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Professsora Suelen |
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Professoras Suelen e Luciana - Ultimos detalhes |
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Corpo de Baile |
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Preparem-se meninas |
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Acertando o passo... |
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Charme e simpatia... |
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Desenrola a bandeira Flavinha... |
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Lindas!!!! |
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A Banda mais bonita do desfile... |
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Opa! O caminho é em frente... |
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Muito bom!!! |
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Que beleza!!! |
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Alinhamento e postura nota 1000. |
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Olha que lindas!!! |
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Professora Aline... |
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Professora Ivone e professora Adriana... |
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Atenção meninas! Hora de acertar o passo. |
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"Abertura Política" - Período trabalhado pela escola. |
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Professoras Marli, Leonor e Ivone... |
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Pelotão da "Proposta Curricular". |
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Faixa ao centro... |
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Que lindeza!!! |
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Educação logo após a Ditadura Militar. |
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Pelotão "Constituição 1988". |
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Professora Jamaiana |
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Representação do Poder Executivo que aprovou a Constituição 1988. |
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Professoras Ana, Jamaiana e Zilma. |
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PCNs |
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Professora Marli |
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Projeto da Escola - Professoras Ivonete e Marli |
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Olha que lindos!!! |
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Atenção! Ouçam a professora Margarete. |
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Equipe Dinâmica!!!! |
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