quinta-feira, 18 de abril de 2013

19 DE ABRIL - DIA DO ÍNDIO




História do Dia do Índio
Comemoramos todos os anos, no dia 19 de Abril, o Dia do Índio. Esta data comemorativa foi criada em 1943 pelo presidente Getúlio Vargas, através do decreto lei número 5.540. Mas porque foi escolhido o 19 de abril?

Origem da data 
Para entendermos a data, devemos voltar para 1940. Neste ano, foi realizado no México, o Primeiro Congresso Indigenista Interamericano. Além de contar com a participação de diversas autoridades governamentais dos países da América, vários líderes indígenas deste continente foram convidados para participarem das reuniões e decisões. Porém, os índios não compareceram nos primeiros dias do evento, pois estavam preocupados e temerosos. Este comportamento era compreensível, pois os índios há séculos estavam sendo perseguidos, agredidos e dizimados pelos “homens brancos”.
No entanto, após algumas reuniões e reflexões, diversos líderes indígenas resolveram participar, após entenderem a importância daquele momento histórico. Esta participação ocorreu no dia 19 de abril, que depois foi escolhido, no continente americano, como o Dia do Índio.

PROJETO: TRILHAS DA IMAGINAÇÃO LOBATIANA “UM DIA NA CASA DA VOVÓ BENTA”


Monteiro Lobato deixou um grande legado sem dúvida nenhuma, foi, um dos grandes homens da história desse país. Um grande escritor, que por seu espetacular trabalho “O Sítio do Pica-pau Amarelo” é admirado e  reconhecido por gerações e gerações de crianças.



São várias as lições repassadas pelos personagens de Monteiro Lobato, assim, entende-se que trabalhar Monteiro Lobato, é vivenciar um mundo rico em cultura, um mundo mágico de personagens que encantam as crianças, os jovens e os adultos.
 Desse modo, projeto "TRILHAS DA IMAGINAÇÃO LOBATIANA “UM DIA NA CASA DA VOVÓ BENTA”, tem como objetivo central ampliar as oportunidades culturais da comunidade escolar através de metodologias variadas que garantam o acesso ao tesouro das obras da Literatura Infantil, priorizando as de Monteiro Lobato.
 Conhecer a obra de Monteiro Lobato deveria ser atividade básica programada por todas as escolas de nosso país. Conhecer o Sítio e seus personagens, desbravando as páginas escritas pelo Monteiro Lobato, é muito mais que um dever escolar, é um grande prazer e contribuição essencial para o desenvolvimento de uma vida intelectual. Lobato significa literatura de muita qualidade e história.
O projeto  é uma oportunidade para possibilitar uma visão mais abrangente do mundo em que vivem, para constituir alunos que experimentam as infinitas capacidades de criar, imaginar e transformar a realidade em que estão inseridos, vivendo situações em que assumam o papel de leitores.
Levando em consideração as caminhadas metodológicas já vivenciadas pela escola e tendo em mente o papel da escola na sociedade atual, é importante trabalhar com desafios, propor tarefas que incitem os alunos a mobilizar seus conhecimentos e, em certa medida, completá-los. Isso pressupõe uma pedagogia ativa, cooperativa e aberta. Por isso a proposta é trabalhar, no mês do aniversário de Monteiro Lobato: histórias, desenhos, dramatização, leitura, produção textual, encenação, e outras manifestações da imaginação que podem e devem ser exploradas na obra de Lobato, suas histórias afloram ainda mais a criatividade das crianças, jovens e adultos.
 A socialização do projeto na praça é uma proposta que faz com que o trabalho dos alunos seja reconhecido e valorizado pela sociedade.
 Vale salientar que o presente projeto é inspirado no projeto “Narizinho Arrebitado”, realizado pela escola no ano de 2012, sendo que muitos aspectos foram mantidos e outros reformulados de acordo com as expectativas e necessidades dos alunos e profissionais envolvidos no ano letivo de 2013.
 
Saci também cansa! 
O espaço permitiu e proporcionou a leitura individual.


O clima foi harmonioso e de festa.

Monteiro Lobato aprovou e estava presente no encontro.
As Emilias estavam por toda a parte.

Visita do vereador que recebeu uma mudinha de árvore e claro, o bolinho da Tia Anastácia.

Foto cm as Emílias...

Vicondes também se multiplicavam na praça.

Os professores estavam a disposição para mostrar a exposição para todos os alunos e alunas.

Aproveitamos a oportunidade para reforçar os conteúdos trabalhados no projeto.



A Secretária de Turismo e a representante do jornal Folha da Serra estiveram presentes apoiando o projeto.

O grupo de música realizaram belos espetáculos que chamaram a atenção do público.

Pose! Personagens, alunos, artistas e visitantes...

mesa dos quitutes da tia Anastácia...

Belíssima apresentação...

As Emílias...



Personagens...

Mais personagens...

Boneca na caisa.

Exposição de trabalhos realizados pelos alunos. Para confeccionar os personagens os alunos  e alunas foram fiéis  a criatividade e imaginação - prof ª Ginamar



Dança...

Jogo de pião

Máscaras dos personagens.... Confeccionadas por professores, alunos e funcionários.

Pula corda... Os professores organizaram resgate de brincadeiras e os alunos tiveram  a oportunidade de embarcar num viagem do brinca e se divertir.

Fila pra entrada. A casa da Vovó Benta não tem espaço pra todos de um vez só.

Música....

Últimos retoques...

Pula caracol. Nossa essa foi das antigas! 

Saojoaquim on line, presente.

Vovó Benta lendo histórias pras crianças. Olha que coisa mais linda!

Grupo Mediadores de Elite, atentos a tudo.

Carrinho de rolimã! Que saudades!

Que dia mais lindo! Mágico!


Personagens do teatro.


Leitura coletiva. Esse espaço foi muito procurado. Nossos alunos e alunas são  o máximo!!!!

Serenata! Hum!!!!


A formiga e a Cigarra.

Fábula.


Dança Emília.

Maravilhosas!!!!!!
OBJETIVOS:

3.1 – OBJETIVO GERAL:

<!--[if !supportLists]-->·         <!--[endif]-->Explorar amplas possibilidades da história e obra de um dos mestres da Literatura Infantil
 brasileira - Monteiro Lobato.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

·         Conhecer diferentes culturas a partir do repertório literário, valorizando e respeitando a diversidade; 
·         Avançar nas hipóteses de leitura, escrita, interpretação,  produção textual, dramatização e o emprego dos símbolos gráficos;
·         Investir no prazer de ler, capacidade de fantasiar, criar e sonhar, concentração, atenção, agilidade, rapidez;
·         Trabalhar espaço urbano e rural – modo de vida e seus benefícios para a vida cotidiana e preservação do meio ambiente;
·         Conhecer cada personagem e sua importância no Sítio do Pica-pau Amarelo;
·         Incentivar o trabalho coletivo e a valorização do indivíduo.<!--[if !supportLists]-->

 METAS:

      Propiciar atividades que envolvam toda a comunidade;
      Estimular a paixão pela leitura através dos conhecimentos adquiridos sobre Monteiro Lobato e sua obra “O Sítio do Pica-pau Amarelo”;
      Despertar a imaginação e criatividade no sentido de inserí-las nos usos e costumes da escola;
      Trabalhar as características e valores dos personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo;
      Identificar a obra do autor Monteiro Lobato como clássico literário por meio de seus personagens e suas histórias;
      Realizar a socialização do projeto transformando a casa existente na praça em uma representação da casa da vovó Benta, onde os alunos e professores irão apresentar os resultados do projeto, como: danças, dramatização, contos, histórias, fábulas, músicas, narração de histórias, exposição ou trabalhos feitos com material reciclável, etc.